Quem não gosta de usar um Jeans?!

Peça fundamental para algumas pessoas ou até mesmo indispensável para o dia a dia o Jeans e usado para compor as mais variadas peças de roupa que podem gradar todos os estilos.

Mas e ai? Você sabe de onde surgiu o jeans?

A história dos jeans inicia-se em Nimes, na França, onde o seu tecido foi fabricado pela primeira vez cerca do ano de 1792.

Rapidamente começou a ser conhecido por “tecido de Nimes”, expressão que com o tempo foi abreviada para “Denim”.

E nem sempre o Jeans foi utilizado apenas para trabalhar no escritório ou curti uma noitada com os amigos.

Bem no inicio, ele era utilizado em roupas para trabalhos no campo e pelos marinheiros italianos que trabalhavam no porto de Génova, isso ocorria por naquela epoca ser um tecido durável e principalmente não necessitava de grandes cuidados no seu uso.

O nosso querido jeans teve uma reviravolta quando chegou a Califórnia em 1853, e um jovem chamado Levi Strauss que vendia lona para carroças percebeu que os mineradores não usavam roupas adequadas para o serviço.

 

O nome Levi Strauss te lembra alguma marca???

Sim, ele é o fundador da marca Levis!!!!

No indicio Levi tentou criar calças com o material das lonas de cobrir carroças, mas existia muita reclamação por não ser nada flexível o uso destas calças.

Levi procurou então encontrar algum material que resolve este problema de flexibilidade, nesta busca ele encontrou o “tecido de Nimes”, feito com algodão sarjado.

Um informação legal, e que o primeiro lote de calças feito com este material possuía como código o numero 501, que acabou se tornando o modelo mais famosos e clássico da marca Levis.

01

A popularidade da calça jeans se iniciou por volta da década 30, quando através dos famosos filmes de Cowboys Americanos, e Segunda Guerra Mundial popularizou a imagem de virilidade que o tecido representava nas fardas do exercito americano.

E um fato curioso que alguns modelos e cortes de calças jeans criados no inicio de sua historia, são vendidos até hoje apenas mudando o tipo de jeans para aumento do conforto.

E hoje podemos afirmar sem grandes dúvidas, que os jeans são já uma peça obrigatória em qualquer guarda roupa feminino ou masculino.

Mas uma pergunta que não quer calar… porque o nome “Jeans”?

E já vamos te responder…rs

Como havíamos falado no incio do post, o “tecido de Nimes” era utilizado na roupa dos marinheiros do Porto de Génova.

Esses marinheiros genoveses tinham o costume de chamar “genes” às suas calças de trabalho. E quando pronunciavam a palavra “genes”, com o habitual sotaque italiano vincado, a expressão acabou por se transformar, com o tempo, em “jeans” e assim se espalhou pelo mundo.

E ae gostou dessa história??? Conta para gente o que achou?

Aproveite e venha conhecer nossa coleção Outono/Inverno que esta um máximo e também aproveitar varias peças que estão em promoção como camisaria e calça que chegam a 30% de desconto para mandar bem na escolha do seu novo jeans!

Um abraço. Até a próxima!

https://www.facebook.com/lojacargus

https://www.instagram.com/lojacargus/

Telefone: 031 3839-7203

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informe a TAG *